Mensagem do Director

Caros visitantes,
Um pouco da vasta história do Departamento de Química e Bioquímica

Os ensinos da Química e da Bioquímica na Universidade de Évora tiveram o seu início em 1975, ano em que se iniciou o funcionamento dos cursos de Produção Animal e Planeamento Biofísico, os primeiros lançados pela Universidade de Évora após a sua restauração em 1973, 214 anos depois de, com 200 anos de existência, ter sido extinta pelo Marquês de Pombal.

Nos anos seguintes à restauração, a Secção de Química era uma das subunidades funcionais da Universidade de Évora, constituindo juntamente com a de Matemática e a de Física o então designado Departamento de Ciências Exatas. Com o desenvolvimento dos ensinos a novas áreas, como a da formação de docentes para os ensinos preparatório e secundário, particularmente com a criação da Licenciatura em Ensino de Física e Química e as de Matemática, aquelas Secções cresceram vindo aquele Departamento a ser reestruturado, daí resultando, a criação em 1980 dos Departamentos de Química, Física e Matemática.

Atualmente, o Departamento de Química e Bioquímica conta com o contributo de 32 Docentes e Investigadores e é uma subunidade da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) com funções, organização e competências estabelecidas na Secção VI dos Estatutos da ECT e artigos 50º e 51º dos Estatutos da Universidade de Évora.

Atividades e linhas de ação

O Departamento de Química e Bioquímica tem como linhas prioritárias de ação as áreas da Química e da Bioquímica, bem como as suas aplicações no âmbito dos seus domínios e no âmbito da Biotecnologia, o que faz de uma maneira integrada e complementada por algumas áreas da Engenharia Química, que também se incluem entre as valências do Departamento.

O Departamento de Química e Bioquímica tem um corpo docente altamente qualificado que lhe permite lecionar cerca de 150 unidades curriculares a diversos cursos de 1º, 2 º e 3º ciclos. São desenvolvidas com regularidade medidas de promoção do sucesso escolar, a promoção a oferta de módulos para ensino e-learning e a internacionalização dos ensinos. A cooperação com o meio sócio-cultural e educativo envolvente é também uma das vertentes de atividade deste Departamento através da organização de ações de divulgação cientifica e de palestras desenhadas para os ensinos pré-universitários.

Ao nível do 1º ciclo, este Departamento tem os cursos de Bioquímica, Biotecnologia e Química com acreditação da agencia AE3S. Ao nível do 2º ciclo estão disponíveis os cursos de Bioquímica e Química. A nossa carteira de cursos de Doutoramento tem atualmente os cursos de Bioquímica e Química.

Ao nível da Investigação e Desenvolvimento (I&D) os membros do Departamento de Química e Bioquímica são responsáveis por cerca de 16% do total de publicações da Universidade de Évora. Esta atividade tem alicerces em diversos projetos com financiamento nacional e internacional e nos Centros de Investigação dos quais fazem parte estes membros, em particular o LAQV/REQUIMTE e o Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas. De realçar que os alunos finalistas dos cursos atrás mencionados são com frequência envolvidos nestes projetos de I&D, em particular para a realização do estágio, trabalho de fim de curso ou tese, bem como bolseiros.

Por tudo isto, e muito mais, achamos que a passagem pelo Departamento de Química e Bioquímica enquanto aluno, docente ou funcionário é algo memorável.

Sejam muito bem-vindos ao Departamento de Química e Bioquímica!