Foto: Susana Rodrigues
Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional visita laboratório HERCULES

Miguel Poiares Maduro, Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, esteve em Évora no dia 2 de maio, em visita ao Laboratório HERCULES, no âmbito de um roteiro por territórios de baixa densidade, cujo objetivo é “conhecer e replicar ao longo do território nacional exemplos de ações e projetos que valorizem os territórios, em particular os de baixa densidade”.

Numa visita guiada pelo diretor do HERCULES, o Professor António Candeias, em que estiveram presentes o Reitor da Universidade de Évora, Professor Carlos Braumann e a nova Reitora eleita, Professora Ana Maria Costa Freitas, o Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional teve oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela equipa deste Laboratório de ponta da Universidade de Évora.

Reconhecendo “um problema de décadas” que é “a assimetria territorial e de desenvolvimento, que tem afetado sobretudo os territórios de baixa densidade”, Miguel Poiares Maduro acrescenta que “nós temos sobretudo que apostar na competitividade económica desses territórios. Uma competitividade que tem que ser inteligente, partindo da valorização dos recursos endógenos, dos recursos desse mesmo território, com exemplos como aqueles que eu vou visitar ao longo destes dois dias e meio no Alentejo, em que se trata de acrescentar valor, inovação aos recursos desse território”.

Na visita estiveram ainda presentes o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto Sá, o Presidente da CCDRA, António DIEB e a Diretora Regional de Cultura, Ana Paula Amendoeira.

JS | UELINE

Publicado em 05.05.2014