HERCULES estuda arte mural de Almada Negreiros

O Laboratório HERCULES da Universidade de Évora estuda as pinturas murais de Almada Negreiros no edifício Diário de Notícias, em Lisboa.

A primeira fase de uma campanha de estudo científico das pinturas murais de Almada Negreiros no edifício do Diário de Notícias em Lisboa decorreu entre 25 de setembro e 4 de novembro com o objetivo de elaborar um levantamento e caracterização da técnica pictórica dos materiais empregues pelo artista numa das obras icónicas da arte moderna da primeira metade do século XX.

De acordo com a investigadora Milene Gil, coordenadora do estudo, a importância dos registos e análises agora efetuadas prende-se com o facto de pouco se saber sobre a pintura mural de uma das figuras emblemáticas da arte e da cultura portuguesa do século XX.

Os dados agora recolhidos com recurso a registos fotográficos e a técnicas de análise não invasivas, e a futura análise em laboratório de micro-amostras, vão seguramente lançar uma nova luz sobre o conhecimento da arte mural em Portugal e servir de ponto de referência para futuras investigações.

Este estudo foi realizado no âmbito do projeto DB-Heritage Base de dados de materiais de construção com interesse histórico e Patrimonial, financiado pela Fundação para a Ciência e a Teconologia (FCT), e integra agora uma candidatura mais específica sobre a arte mural de Almada Negreiros, submetida a financiamento no concurso para projetos IC&DT2017 da FCT.

Da autoria do arquiteto Porfírio Pardal Monteiro, a Sede do Diário de Notícias está classificado como Imóvel de Interesse Público Edifício, foi o primeiro edifício moderno da principal avenida de Lisboa e a primeira obra arquitetónica a ser projetada de raiz para um jornal em Portugal.

 

Publicado em 07.12.2017
Fonte: GabCom | UÉ