Nipónio, Moscóvio, Tenesso e Oganésson
Nomes em Português para os Elementos 113, 115, 117 e 118 da Tabela Periódica

Na sequência da descoberta recente dos novos elementos da Tabela Periódica, a IUPAC publicou uma notícia em Junho de 2016, em que divulgava, para escrutínio público, os nomes em língua inglesa propostos pelos respectivos descobridores: Nihonium (símbolo Nh), para o elemento 113 (provisoriamente: unúntrio, Uut); Moscovium (símbolo Mc), para o elemento 115 (provisoriamente: unumpêntio, Uup); Tennessine (símbolo Ts), para o elemento 117 (provisoriamente: ununséptio, Uus); Oganesson (símbolo Og), para o elemento 118 (provisoriamente: ununóctio, Uuo). Estas designações em inglês vieram a ser confirmadas pela IUPAC em Novembro de 2016.

A necessidade de fixar na base terminológica IATE (Inter-Active Terminology for Europe) dos serviços linguísticos das instituições europeias as designações em português, e a correspondente ortografia, dos novos elementos, levou a que fossem propostas as seguintes designações: Nipónio, para o elemento 113; Moscóvio, para o elemento 115; Tenesso, para o elemento 117; e Oganésson, para o elemento 118.

Estes nomes foram apresentados no primeiro fascículo do QUÍMICA de 2017 (vol. 41, nº 144, pp 11-14) num artigo de Paulo Correia e Luís Miguel Costa (Departamento de Língua Portuguesa, Direcção-Geral da Tradução, Comissão Europeia) contendo algumas reflexões sobre os nomes dos novos elementos, na sequência de um artigo publicado pelos mesmos autores em a folha (boletim de língua Portuguesa nas instituições europeias, nº 51, verão de 2016). A tradução para Português aí apresentada coincidia com a proposta pela comissão de tradução da SPQ, pelo que os nomes propostos serão os adoptados pela SPQ. A informação foi então transmitida à IUPAC e também à Academia de Ciências de Lisboa, conforme nota do Presidente da SPQ, Artur M. S. Silva, constante no terceiro fascículo do QUÍMICA de 2017 (vol. 41, nº 147, p 195). A Academia das Ciências de Lisboa já emitiu um parecer indicando que as propostas de tradução sugeridas pela SPQ foram bem ponderadas: nipónio, moscóvio, tenesso e oganésson.

Publicado em 01.06.2018