UÉ associa-se à celebração dos 150 anos da Tabela Periódica dos elementos químicos

Para assinalar a celebração dos 150 anos da Tabela Periódica dos elementos químicos, a Universidade de Évora (UÉ) organizou hoje, dia 29 de janeiro de 2019, uma tabela humana, contando para o efeito, com a colaboração de alunos da Escola Secundária Gabriel Pereira (ESGP).

O Claustro do Colégio do Espírito Santo da UÉ foi o cenário escolhido para a construção de uma Tabela Periódica humana organizada pelo Departamento de Química da academia alentejana reunindo mais de uma centena de alunos da escola secundária eborense. A UÉ “não podia ficar de fora desta comemoração”, começa por referir Margarida Figueiredo, professora de química da UÉ, para tal, “preparamos algo simbólico mas com uma importância muito grande” indicou ainda a investigadora, referindo-se a esta tabela, como uma “ferramenta essencial” publicada pela primeira vez em 1869 pelo químico russo Dmitri Mendeleev.

Felicidade Ferrão e Laura Charneca, professoras de físico-química da ESGP realçaram a “cooperação” existente ente as duas instituições de ensino, aludindo que os alunos “participam sempre com muito agrado” nas iniciativas promovidas pela UÉ. “Os nossos alunos são curiosos e muito empenhados, e essa característica é hoje essencial para se ser bem-sucedido” sublinham com agrado. Neste caso concreto, avançam as professoras, “obviamente quisemos todos participar na construção desta tabela periódica tão importante não apenas para a química mas para um conjunto de disciplinas bem como para o nosso quotidiano”.

Recorde-se que a UNESCO e a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) lançaram a celebração dos 150 anos da Tabela Periódica dos elementos químicos, onde Portugal, através da Sociedade Portuguesa de Química, participa nesta celebração organizando diversas atividades, envolvendo vários milhares de jovens alunos do ensino básico e secundário.

Publicado em 29.01.2019