2019- Ano Internacional da Tabela Periódica

A Assembleia Geral das Nações Unidas e a UNESCO proclamaram 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos. O IYPT2019 é uma oportunidade para uma reflexão sobre os muitos aspectos da Tabela Periódica e para estimular o interesse da população pela Ciência, em particular pela Química.

A Assembleia Geral das Nações Unidas, em 20 de dezembro de 2017, durante sua 74ª Reunião Plenária, proclamou 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (International Year of the Periodic Table of Chemical Elements-IYPT2019). Com base nessa decisão, o IYPT2019 foi aprovado pela Conferência Geral da UNESCO na sua 39ª Sessão.

O IYPT2019 celebra os 150 anos da publicação da Tabela Periódica pelo químico russo Dimitry Mendeleiev, no jornal da Sociedade Russa de Química, com os 63 elementos conhecidos à data, sistematização que serviu de base ao estabelecimento da Tabela Periódica dos Elementos Químicos como a conhecemos actualmente.

A Tabela Periódica é agora omnipresente fornecendo um enquadramento útil para classificar, sistematizar e comparar as muitas formas diferentes de comportamento químico. É uma das conquistas mais importantes e com maior influência da ciência moderna, tendo encontrado muitas aplicações não apenas em Química, mas também na Física, Biologia, Engenharia e Ciência dos Materiais e em outras áreas das ciências puras.

O IYPT2019 é uma oportunidade para uma reflexão sobre os muitos aspectos da Tabela Periódica e para estimular o interesse da população pela Ciência, em particular pela Química.

De acordo com a página oficial, são inúmeros os eventos, iniciativas e concursos que vão decorrer em 2019 dedicados à Tabela Periódica. Em Portugal, os eventos decorrem sob os auspícios da SPQ, tendo sida criada uma página oficial (Portugal) onde se encontram todas as informações sobre as comemorações. Em Évora, o grupo de Promoção e Divulgação do Departamento de Química é responsável pela organização de um conjunto de eventos que serão publicados na página do Departamento de Química e na página oficial portuguesa do IYPT2019.

Publicado em 07.02.2019