foto: João Barnabé
Docente da Universidade de Évora assume presidência da Federação Internacional da Diabetes da Europa

João Nabais, docente do departamento de Química da Universidade de Évora, toma formalmente posse como presidente da Federação Internacional da Diabetes na Europa (IDF), na assembleia geral, a 23 de setembro, no Hotel Altis, em Lisboa.

O docente da UE, diabético desde os 12 anos, é o primeiro português a assumir a presidência desta organização que integra 65 associações nacionais de doentes com diabetes.

“É preciso que os planos nacionais de prevenção da diabetes sejam implementados. Para tal é necessário colocar a prevenção da diabetes na agenda política europeia, sensibilizando e alertando a União Europeia para a necessidade de emitir recomendações para os países membros,” referiu o presidente da IDF como objetivos para o próximo triénio.

Em Portugal, o número de diabéticos já atinge um milhão e na União Europeia, os 32 milhões de pessoas. Perante estes números, João Nabais refere que um dos grandes objetivos para o seu mandato passa “por colocar em prática ações que impeçam o aumento do número de pessoas com diabetes, promovendo uma relação de proximidade com as associações nacionais e sensibilizando os candidatos a eurodeputados, nas europeias de 2014 para a necessidade de prevenir a doença.”

Através das suas atividades, a IDF pretende influenciar as políticas públicas sobre a diabetes, aumentar a consciência pública e prestar informação detalhada sobre a diabetes em toda a região europeia.

João Barnabé | UELINE

Publicado em 20.09.2012