Noite Europeia dos Investigadores
Ilustração: dr
Noite Europeia dos Investigadores

A Universidade de Évora sai de novo à Rua divulgando Ciência

No passado dia 15 de setembro a Universidade de Évora (através dos departamentos de Química e de Geociências e do Centro de Química) mais uma vez apoiou cientificamente o Centro Ciência Viva de Estremoz, na organização da 6ª edição do Ciência na Rua. Menos de duas semanas depois, os departamentos e centros de investigação da Universidade voltam a mobilizar-se na divulgação da Ciência, promovendo uma série de actividades integradas na 8ª edição da "Noite Europeia dos Investigadores".

Desde 2005 que a Comissão Europeia, ciente da importância que a cultura científica e tecnológica desempenha no desenvolvimento e afirmação de uma região, promove anualmente um mega-evento de divulgação científica e tecnológica que vem animando uma noite de setembro em todo o espaço comunitário. Se a 23 de setembro de 2011 foram implementadas mais de 800 actividades, em 320 cidades europeias de 32 países (em 2005 foram apenas 15) envolvendo mais de 800 000 pessoas, para este ano, espera-se que esta iniciativa atinja ainda um maior número de participantes.

Em Portugal a Noite Europeia dos Investigadores tem sido desde o seu início dinamizada e coordenada pelo Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, que decidiu que o "Desporto, Corpo e Ciência" será a temática para 2012. No Alentejo, a Universidade de Évora foi escolhida como responsável pela coordenação das várias actividades que serão realizadas na região. Os seus vários departamentos (e.g. Biologia, Geociências, História) e centros de investigação (e.g. Centro de Geofísica de Évora - CGE; Centro de História da Arte e Investigação Artística - CHAIA e Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas - ICAAM) uniram esforços e, em conjunto com outras instituições (de que é de destacar os Centros Ciência Viva de Estremoz e do Lousal, bem como o Observatório Astronómico de Fronteira) prepararam uma série de actividades para a noite de 28 de setembro, onde investigadores de várias áreas científicas procuram mostrar as suas diferentes perspectivas sobre a temática escolhida; nessa noite será possível participar:

:::::::::::

• Biologia do Montado- às 18:00 horas no Cromeleque dos Almendres, Évora
    Professora Doutora Isabel Pires - Departamento de Biologia (ECT/UÉ); Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM)
    Drª Carla Pacheco - Centro Ciência viva de Estremoz (CCVEstremoz)
  • Da rocha ao Cromeleque... do Cromeleque aos Céus - às 19:30 horas no Cromeleque dos Almendres, Évora
    Professor Doutor Jorge Costa Pedro - Departamento de Geociências (ECT/UÉ); Centro de Geologiada Universidade de Lisboa (CeGUL)
    Professora Doutora Patrícia Moita - Departamento de Geociências (ECT/UÉ); Centro de Geofísica de Évora (CGE)
    Professora Doutora Leonor Rocha - Departamento de História (ECS/UÉ); Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA)
    Doutor Pedro Alvim - Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA)

• Estremoz BioGym, Desporto com Ciência - às 18:30 horas no Centro Ciência Viva de Estremoz

• Pedalar pelo Sistema Solar à escala do concelho de Estremoz - das 18:00 às 21:00 horas partida do CentroCiência Viva de Estremoz